terça-feira, 9 de outubro de 2018

Bem vindo ao novo blog Consciência Autista!



Bem vinda e bem vindo ao blog Consciência Autista, blog escrito por um autista que tem muita conscientização para trazer e compartilhar.

Estreou hoje, no fim da tarde de 9 de outubro de 2018, o Consciência Autista, com a missão de trazer para as pessoas - autistas, familiares, profissionais de saúde que atendem autistas e o público em geral que se interessa ou precisa se interessar no tema autismo.

Um pouco sobre mim

Eu sou Robson Fernando de Souza, nascido em 1987, autor do blog Veganagente e dos livros Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética e Direitos Animais e veganismo: consciência com esperança. Até pouco tempo atrás eu tinha o Consciencia.blog.br, que tive que suspender por problemas de servidor.

Sou autista leve, ou aspie. Tenho aquela que é conhecida tradicionalmente como Síndrome de Asperger, hoje diagnosticada nas Neurociências como "Transtorno do Espectro Autista Nível 1" (DSM-5) ou "TEA sem transtorno de desenvolvimento intelectual e com pouco ou nenhum comprometimento da linguagem funcional" (CID-11).

Como aspie, eu já sofri muitas dificuldades de socialização - algo que sofro até hoje, vivendo um quase isolamento social -, constrangimentos e repreensões por comportamentos socialmente indesejados, decepções, bullying... E tenho excentricidades típicas de quem tem a Síndrome de Asperger.

Me descobri autista apenas em 2017, aos 30 anos de idade, e com a ajuda essencial da minha namorada. Antes disso, eu me achava um neurotípico e conhecia muito pouco sobre o mundo do autismo, apesar de viver todas as privações que autistas leves sem diagnóstico e sem terapia costumam viver. 

Essa autodescoberta, porém, ainda não é respaldada por um diagnóstico formal, já que é muito difícil obter-se um diagnóstico. E infelizmente tenho a sensação de que hoje os autistas adultos não têm direito ao diagnóstico, precisando pagar caro por sessões de consulta/análise neuropsicológica que não são cobertas por nenhum plano de saúde, nem pelo SUS.

Também sou superdotado, com uma enorme habilidade na escrita e nos estudos escolares e universitários. Mas infelizmente nunca estudei numa escola ou universidade adequada para crianças, adolescentes e adultos superdotados.

A missão do blog

O blog vem trazer uma importante conscientização para todas aquelas pessoas que precisam entender melhor o autismo e os autistas.

Quero que os autistas de hoje não passem mais pelas dificuldades e perrengues que eu passei e passo. Ou que, pelo menos, passem menos pelos problemas decorrentes do capacitismo e da exclusão social de pessoas com deficiência (autistas também são considerados pessoas com deficiência, incluindo autistas leves superdotados), e saibam enfrentá-las de maneira ativista.

Espero sinceramente que, com a ascensão do movimento da autodeterminação autista, cada vez mais pessoas se percebam necessitadas de aprender mais sobre o espectro autista. Afinal, muito provavelmente já convivem com autistas no seu dia-a-dia, talvez tenham um ou mais amigos autistas e não saibam - e nem mesmo esses autistas tenham consciência de sua própria condição.

Também quero muito contribuir para que aqueles autistas leves que não sabem possuir essa condição descubram-na o quanto antes, ou pelo menos tenham pistas importantes de que são pessoas realmente diferentes dos neurotípicos.

Desde já, agradeço a você que veio ao Consciência Autista aprender mais tanto sobre o autismo - incluindo a Síndrome de Asperger - quanto sobre como eu, enquanto indivíduo autista, lido com minha condição e como convivi com ela sem saber durante 30 anos da minha vida (hoje tenho 31). 

E espero que encontre, nos meus artigos e histórias de vida, inspiração para se autoafirmar um orgulhoso autista, ou familiar de autista, ou namorado(a) de autista, ou amigo(a) de autista.

Mais uma vez, bem-vindo(a)!

4 comentários: